Fatores positivos num cenário de transformação

by Claudia Wilson

As oportunidades existem e estão sempre por todos os lados. Há momentos que são maiores, e momentos que são mais difíceis de se identificar, isso dependo do ângulo que se vê.

Observando o cenário atual, vale destacar que a Globalização é uma oportunidade que se faz presente a cada dia mais. Num passado próximo os ambientes de negócios eram concentrados, quando se acredita que colocando todos os ovos numa mesma cesta os riscos eram menores e os ganhos melhores. A matriz de risco se mostrava favorável para esta estratégia.

No cenário presente, os fatores se alteraram, sim, comum, afinal o mundo é dinâmico, organismo vivo em constante transformação, antes fatores de baixo risco se transformaram em alto risco.

Um dos principais fatores que se alteraram no cenário atual é que o mercado é para todos. Sim, no momento atual, diluir os riscos em vários mercados se apresenta mais seguro.  Os negócios que se concentravam em alguns poucos players se apresentou ser de alto risco. O mundo se viu reféns de poucos fornecedores.

A diversificação é a estratégia chave global, e este cenário, para as empresas brasileiras, é excelente. Antes alguns mercados nem ao menos eram consideradas, devido a um ambiente de negócios de alto risco. No momento todos os mercados são consideradas nas negociações. Ambientes de negócios de alto risco que eram imediatamente descartados, atualmente, dependendo da estratégia, passam a ser consideraos. Outros fatores além do ambiente de negócios são considerados. 

Neste cenário as empresas brasileiras passam a ter mais oportunidades em mercados internacionais.

Ah, sua empresa esta preparada para este novo cenário de oportunidades? O que você acredita??

Isso é um outro assunto que poderemos abordar numa próxima oportunidade.

 

“Todos os negócios podem melhores seus resultados”,

Claudia Wilson, CEO da BeezStudio, estratégias para aumento de competitividade de negocios.

JUN21